FAQ – PEP

FAQ – PEP

1- O Programa de Ensaio de Proficiência está cadastrado no EPTIS ?
R: O PEP está pré-cadastrado no EPTIS e após o término desta rodada inicial o programa será publicado no site.

2- O PEP será acreditado pelo Inmetro conforme a ABNT NBR ISO/IEC 17043:2011?
R: Após a finalização da rodada o PEP será publicado no EPTIS e posteriormente será solicitada a acreditação pela CGCRE.

3- O que é o “dispositivo desenvolvido exclusivamente” para o a comparação interlaboratorial?
R: Este dispositivo é um equipamento que foi desenvolvido para garantir a estabilidade do artefato e o valor de referência será calculado através do mesmo.

4- O CBTEI já realizou outros programas de Ensaio de Proficiência?
R: Sim, o responsável técnico pela comparação atuou como Coordenador da Subcomissão de Telecom – CT-08 por quatro anos e como Presidente da comissão técnica – CT-08 por dois anos, e foi responsável pela comparação interlaboratorial de perda de retorno em modem, atua também como avaliador da CGCRE.

5- Como será calculado o valor de referencia?
R: O valor de referência será calculado através de modelo matemático, desta forma, cada laboratório receberá o seu resultado individual e ao final da rodada o resultado consolidado com os demais participantes.

6- O programa possui algum documento orientativo com informações detalhadas para realização das medições?
R: Sim, após a confirmação de inscrição na rodada, os participantes receberão todas as informações técnicas (Ex: FPs Indutivos ou Capacitivos).

7- Qual a referência utilizada para definição da tabela “Condição de Ensaio”?
R: Os pontos definidos para realização da comparação foram baseados no RTM aprovado pela Portaria Inmetro nº 587 de 05 de novembro de 2012.